O Lava-pés e as Colunas do Tabernáculo

03/04/2014

O Ato que identificamos como o nascimento de nossa igreja, foi a direção que recebemos numa noite de sexta-feira, nos primeiros dias de fevereiro de 2000, quando lendo a Palavra: "Se vocês entenderam o que eu fiz, vão e façam o mesmo", e então tomamos a iniciativa de lavarmos os pés uns dos outros.

 

Jesus na noite em que foi traído, aparece num determinado momento da Celebração do PÊSSACH, com uma bacia com água e vestido com uma toalha, e passou a lavar os pés de seus discípulos.

 

Já havia visto inúmeras reuniões, em que um líder lavava os pés de seus liderados, meio que pra dizer: "Olha quem manda aqui, (é autoridade aqui), sou eu... Assim como Jesus lavou os pés de seus discípulos (e Ele era o chefe), aqui sou eu..." É claro que ninguém diz isso, ou muitíssimas vezes a intenção não é essa... Mas, naquela noite, nos nossos primeiros dias como igreja, ententemos, que todos nós, todos nós cristãos fomos chamados a servir. E fazendo isso, não com este rito que era comum há dois mil anos atrás, mas, se dispondo para servir as pessoas, para quem Deus nos estava comissionando para alcançar, amar, e manifestar Cristo.

 

Muita água passou de lá pra cá por nossas mãos e pelos pés de tantas pessoas, e também o entendimento foi se ampliando, e cremos que há muito mais que dia a dia nos será acrescentado.

 

Há uma relação, no entanto, que é o foco deste artigo, entre uma "PROGRESSÃO", que havia nas colunas, que eram usadas como Portas do Santuário que Deus, ordenou a Moisés que construísse no deserto, com o momento em que Jesus disse a Pedro: "Se eu não te lavar os pés, você não tem parte comigo", e sobre este assunto... Mais apropriadamente: PURIFICAÇÃO, queremos tratar aqui:

 

No Tabernáculo de Moisés havia 3 Portas, a mais exterior chamada de "HADERECH" - O Caminho; uma segunda chamada "HAEMET" - A Verdade; e uma terceira chamada "HACHAYIM" - A VIDA, que permitiam o acesso, do lado de fora do Santuário, até A Santidade das Santidades, onde repousava a Arca da Aliança. 

 

É claro que você lembrou de Jesus dizendo a Tomé e a Felipe: "Eu sou O Caminho, A Verdade e A Vida, e ninguém vai ao Pai (SANTO DOS SANTOS), se não por mim". Claro! É isso mesmo... Mas, há mais alguns detalhes tão preciosos aí, a respeito do nosso caminhar com Deus, e do momento em que Jesus fala para Pedro sobre a importância dos pés serem PURIFICADOS!

 

Click aqui e veja algumas imagens que vão te ajudar a entender:

 

A primeira Porta, possuia 4 colunas, cada uma delas feita de Madeira, coberta de Bronze, sobre pés de Bronze e tendo o Topo da Coluna, coberta com Prata. Ora, estas 4 Colunas, recebiam sobre si, um Tecido multicolorido, com quatro cores, que apontam para os 4 Evangelhos: Branco - Lucas; Púrpura - Mateus; Carmesim - Marcos e Azul Celeste - João. 

As pessoas que estavam fora só poderiam entrar para O Santuário passando por esta Porta, num outro entendimento desta figura: Alguém só pode se Aproximar de Deus, através dos Evangelhos de Cristo Jesus. E as pessoas que passam por este processo, recebem: "O Capacete da SALVAÇÃO", A prata, símbolo de redenção, passava a cobrir uma coluna toda revestida de Bronze - Símbolo da nossa humanidade e carência de Deus; Mas, ali o processo de transformação se inicia.

 

A segunda Porta, possuia 5 colunas, cada uma delas feita de Madeira, coberta de Ouro, sobre pés de Bronze e tendo o Topo da Coluna, coberta de Ouro. Estas 5 Colunas, representam os 5 Ministérios de Jesus Cristo, e só passavam por esta Porta os Sacerdotes, pora oficiarem diante de Deus. Isso fala de pessoas que já passaram pelo processo de transformação pela Cruz do Calvário, representada pelo Altar de Sacrifício, e que querem realmente consagrarem-se a Deus, purificando-se através da Pia de Purificação... O Ouro das colunas e do Topo, falam dos ministérios, da Honra, e da Glória que acompanham aqueles que são chamados pelo Senhor, para servir O Reino de Deus, porém, há ainda uma lembrança de lá de fora.... Os pés (As bases), são de Bronze.

 

Os nossos pés, são a única parte de nosso corpo, que está todo tempo em contato com o Mundo, que nos cerca... E mesmo no Lugar chamado de: O Lugar Santo; mesmo passando pela Porta chamada: A Verdade, a verdade é que ainda temos contato com o Mundo, e o nosso espírito milita contra a nossa carne o tempo todo para que possamos decidir seguir O Senhor até nos encontrarmos com Ele.

 

Jesus disse a Pedro: "Pedro, se Eu não te lavar os pés não tens parte comigo!". As colunas, da Porta Chamada Vida, tinham suas bases de Prata. Assim como eram revestidas de Ouro, e seu Topo era de Ouro na porta que lembra O Chamado de Jesus para Os ministérios do Cordeiro, a Porta Chamada Vida, fala da Intimidade com Deus... e sem SANTIDADE, sem a REDENÇÃO, simbolizada pela Prata, ninguém verá a Deus!

 

Esta é uma obra de Cristo em nossas vidas. Por isso temos que receber por Fé. 

 

Limpeza é diferente de Purificação! Limpeza se faz com Sabão e Água, e Purificação se recebe por Fé! Como ser Santo? "Sede Santos, porque Eu Sou Santo!" - FÉ.

 

"Lava tudo então Jesus", declarou Pedro....rssss  "Não!" lhe replicou Jesus, porque aqueles que se purificaram, basta que seus pés sejam purificados!

 

Há uma obra que Cristo quer fazer em nós... O Batismo das águas, que é um rito muitas vezes, para alguém se tornar membro de uma igreja é muito, infinitamente mais do que isso.

 

Ter nossos pés lavados, é crer, receber em nosso coração, por FÉ, que o que é impossível para nós, é possível para Deus. É crer que estamos sendo capacitados para a Caminhada que nos está propondo O Senhor...

 

É crer que Formosos são os pés daqueles que pregam a Palavra... OS NOSSOS PÉS!

Que sobre os montes pisaremos, e diremos: O MALIGNO NÃO PASSARÁ MAIS POR AQUI!, porque Sobre os montes pisamos os nossos pés, trazendo O Reino de Deus, e possuindo esta Terra por Ele, para Ele e para A Glória Dele...

 

Não um rito... Não mais uma liturgia vazia... FÉ! FÉ! FÉ!

 

Paulo de Tarso, Apóstolo

Igreja Evangélica Betlehem

Please reload

Destaques

Da Apatia para o Zelo - O CAMINHO DA RESTAURAÇÃO

1/5
Please reload

Posts mais recentes

August 16, 2018

March 18, 2018

Please reload

Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

Rua Dois de Julho, 235   -   Ipiranga   -   São Paulo   -   SP   -   Brasil   -   CEP 04203-001   -   Tel: +55 11 3459-0792   -   betlehem@betlehem.com.br

Fundamentos

... Pais de muitos filhos

... Nossa história

... Visão, Missão & Valores

... Nosso logo

Min. do Cordeiro

... Apostólico

... Profético

... Pastoral

... Ensino

... Evangelístico

© 2013 por Igreja Betlehem. Todos os direitos reservados.