5ª LUZ - HANUKAH BETLEHEM

 

Lc. 1: 31 a 35 - "Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus."

 

Jesus não nasceu em Dezembro... Calma!

 

Quando Jesus deu início ao seu ministério indo até João, que batizava no rio Jordão, pregando no deserto sobre Arrependimento arrebatando multidões que lhe saíam ao encontro vindo de muitas cidades para ouví-lo. 

 

Assim como Jesus, João iniciou também seu ministério 6 meses antes, quando completou 30 anos, época em que os sacerdotes davam início ao seu serviço a Deus.

 

O trabalho de João então foi iniciado logo depois da Páscoa daquele ano, pois estava escrito que ele iria à frente do seu Senhor lhe preparar o caminho. João foi depois de algum temo procurado por Jesus, logo depois da Festa de Tabernáculos, quando Jesus voltando de Jerusalém foi até o Jordão. Quando isso? Aproximadamente 6 meses depois... Era a diferença da gestação de Isabel e Maria... 6 meses.

 

Jesus desenvolve seu ministério então por mais três anos, coisa que João não fez, sendo morto por ordem de Herodes, talvez pouco mais de um ano depois do seu início.

 

Jesus, em sua última Festa de Tabernáculos, já com 33 anos de idade, estando em Jerusalém, no Tanque de Siloé, declarou: "aquele que tem sede venha a mim e beba, pois do seu interior fluirão rios de água viva". João, discípulo de Jesus, autor de um dos evangelhos, ao comentar esta declaração do Mestre, disse que isso foi dito por conta do Espírito Santo que ainda não havia vindo sobre todos.

 

Durante o inverno daquele seu último ano de vida, Jesus foi para o outro lado do Jordão e reapareceu bem perto da Páscoa, curando o cego de Jericó, ressuscitando a Lázaro, e enfim, com 33 anos e meio na Festa da Páscoa, entregou-se por todos nós, sendo Ele, o Cordeiro de Deus que tira o Pecado do Mundo.

 

O que tudo isso tem a ver com a Festa de Hanukah?

 

Esta festa se dá no final do 9º e início do 10º mês do ano, (contamos segundo a Palavra de Deus em Êxodo 12 que declara que o primeiro mês do ano é o de Pêssach - Aviv). Logo ocorre cerca de 9 meses antes da Festa de SUCOT, (Tabernáculos), que ocorre no 7º mês. 

 

Como falamos, a diferença de idade entre Yohanam (João) e Yeshua (Jesus), era de 6 meses. João nasce na Páscoa, logo o nascimento de Jesus, se deu na época de Tabernáculos daquele mesmo ano.

 

Jesus é a Luz do Mundo!

 

Simeão, um dos anciãos de Israel profetizou quando teve o bebe Yeshua nos braços: "Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel." (Lc. 2: 29 a 32)

 

João disse a seu respeito: "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela." (Jo. 1: 2 a 5)

 

"E ainda profetizou João sobre a Nova Jerusalém: "Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos." (Ap. 22: 2 a 5)

 

É muito provável que durante uma Festa de Hanukah, o Arcanjo Gabriel, o anjo da Revelação de Deus, tenha visitado Miriam (Maria), uma das virgens de Israel, da casa de David, para anunciar que nela seria gerado o Filho de Deus.

 

Quando ela falando de sua condição de ser uma virgem, sem jamais ter estado com homem algum, querendo saber como tal coisa se daria, Gabriel lhe disse: "Virá sobre você O Espírito Santo, e o Poder do Altíssimo te cobrirá!"

 

No Candelabro da Festa de Hanukah, há uma luz diferente de todas as outras luzes. Oito são as luzes da Festas, representando os oito dias que o azeite foi multiplicado, mas, uma Luz separada das outras é a SHAMASH, palavra para SERVO. 

 

É desta luz que todas as outras são acesas... Jesus o Servo das Nações!

 

"pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." (Fl. 2: 6 a 11)

 

 

Deixe esta luz brilhar em sua vida!

 

 

 

       יהוה          יהוה           יהוה          יהוה             יהוה         יהוה          יהוה

 

YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA    YESHUA    YESHUA

YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA    YESHUA    YESHUA

YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA    YESHUA    YESHUA

YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA    YESHUA    YESHUA

YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA    YESHUA    YESHUA

YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA    YESHUA    YESHUA

YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA     YESHUA    YESHUA    YESHUA

  YESHUA

  YESHUA

  YESHUA

  YESHUA

   YESHUA 

  YESHUA

  YESHUA

  YESHUA  YESHUA

 YESHUA  YESHUA YESHUA

 YESHUA  YESHUA  YESHUA  YESHUA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques

Da Apatia para o Zelo - O CAMINHO DA RESTAURAÇÃO

1/5
Please reload

Posts mais recentes

August 16, 2018

March 18, 2018

Please reload

Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic